Clinica 25 - Palestrantes2

 

ANDY HEDIGER  SUI-ARG

"El hombre que domó el viento" - Suiço radicado na Argentina, é um dos "pais" do parapente. Projetista, piloto de testes, precursor da acrobacia em parapente, foi campeão do PWC e é um verdadeiro "Airman". Atualmente, capitanea o projeto "Aeroatelier" em La Cumbre/Córdoba/ARG uma verdadeira Universidade do voo, onde ministra aulas em diversas disciplinas, como parapente, kite surf, planador, trike, ultraleves, paraquedismo, piloto de avião comercial e privado, entre outras. Ícone mundial, seu nome e seu legado estão eternizados no filme "Airman" disponível na internet.
 

 

ARY PRADI   BRA

Sócio-fundador da Sol Paragliders, vai palestrar sobre mercado,
desenvolvimento, tendências, tecnologia e um pouco de sua experiência
de 39 anos no voo livre, sendo 30 anos à frente uma das maiores fábricas
de equipamentos de voo livre do mundo.

 

DIOCLÉCIO (DIÓ)   BRA

Piloto de asa delta e parapente, no voo livre desde 1996; campeão do XcBrasil 2014; resgate de recordes no sertão; há mais de 20 anos envolvido na organização de campeonatos de voo, eventos nacionais e internacionais, coordenando o resgate e a segurança e como juiz geral de várias etapas dos Brasileiros de asa e parapente (2013 à 2019) e da SuperFinal do PWC 2013 e 2017 (Valadares); team leader da equipe brasileira de parapente (Macedônio 2019) e asa delta (Brasília 2017); apoio da Equipe BRA no X-Alps 2011; membro da Diretoria da Confederação Brasileira de Voo Livre – CBVL (2013 à 2018); autor do Guia do Resgate Eficiente; nos últimos anos contribuindo com as questões envolvendo o espaço aéreo e a nossa prática aerodesportiva.
 

 

EDU MORAIS   BRA

Piloto desde 1991, proprietário e instrutor na escola Fly Limit, é um dos pioneiros do Hike & Fly no Brasil, vai falar sobre esta modalidade que vem ganhando destaque nacional, com potencial imenso e tendo Atibaia como um dos pólos do país, sediando o evento X-Pedra, concebido e organizado por ele.
 

 

GILBERTO RIBEIRO (GIBA)   BRA

Psicólogo Clínico há mais de 10 anos e piloto de parapente desde 2013. Há mais de 7 anos acompanha pilotos trabalhando o aspecto emocional e psicológico objetivando o aprimoramento de iniciantes, reabilitação de pilotos acometidos de traumas e preparação de pilotos de alta performance. 

 

KURT STOETERAU   BRA

No voo livre há 34 anos, instrutor de asa delta desde 1992, instrutor de parapente desde 2000.

Autor dos livros Voando com Ciência Voando com Consciência (4 edições), e Manual do Parapente Obediente (2 edições). 

Instrutor de "SIV" desde 2004, tendo servido a mais de 3500 pilotos - livre e paramotor - desde então.

 

MARCELO PRIETO (CECÉU)   BRA

Marcelo Prieto, o Cecéu, iniciou no voo em 1993 e de lá pra cá só vem colecionando recordes e títulos na sua trajetória. Nesses 28 anos de voo, foi Campeão Panamericano em 2008, tem 3 recordes mundiais de distância livre (461km, 514km e 582km) além de ser o primeiro piloto no mundo a quebrar a barreira dos 400km em 2001 decolando na cidade de Zapata no Texas. Ele vem contar um pouco da sua vida e desses momentos marcantes, com a simplicidade que lhe é característica e que faz dele um dos mais admirados pilotos de XC do mundo.

 

MARIO ARQUÉ   ESP

Piloto e instrutor há mais de 30 anos, foi campeão espanhol, team leader
da equipe espanhola de parapente e asa delta por diversas vezes, autor de
diversos livros, dentre eles um dos mais vendidos no mundo - Parapente
Iniciação - traduzido em vários idiomas. Também é editor da revista
Parapente Vuelo Libre com mais de 120 edições, sendo uma das mais
completas publicações do esporte no mundo. Mario participará pela 5.a vez do evento.

 

RAFAEL BARROS   BRA

Rafa Barros, 38 anos, é de São Paulo. Começou a voar em 2002 e desde o início se dedicou às competições e voos de cross country. Recordista mundial de XC com o lendário voo de 582km, é o atual Vice-Campeão Brasileiro 2021. Membro da Equipe que representou o Brasil no Mundial FAI 2019, tem vasta experiência no cenário competitivo nacional e internacional, destacando-se o pódio no PWC da Bulgária 2018 com o 3.o lugar. Com 3 títulos Paulistas e diversos outros pódios, é um dos mais ativos competidores do Brasil da atualidade.

ROY RUDNICK   BRA

Roy é administrador, pôs graduado em Marketing e Finanças. A partir de certo momento em sua vida, quando o trabalho entre quatro paredes não lhe proporcionava mais tanta satisfação, criou coragem e largou a vida trivial. Decidiu procurar no mundo as suas verdadeiras paixões e partiu para sua primeira viagem de volta ao mundo de carro, junto a sua esposa Michelle. Os três anos fora de casa (2007, 2008 e 2009) lhe mostrou tantas belezas, proporcionou tantas vivências e experiências, que mudou sua vida por completo. De administrador transformou-se em viajante, fotógrafo, escritor e palestrante.

Contaminado com a sensação de liberdade da primeira viagem, não demorou para que Roy e Michelle pusessem o pé na estrada para realizar sua segunda expedição de volta ao mundo de carro (2014, 2015, 2016 e 2017), intitulada Mundo por Terra – Latitude 70º, com o objetivo de atingir de carro três pontos no globo acima da Latitude 70º Norte. Para se ter ideia do tamanho desta aventura, a mesma latitude visualizada no Hemisfério Sul abrange a Antártica. 

Somado as duas viagens, o casal percorreu mais de 300 mil quilômetros em seis anos e dois meses, quando cruzaram 103 países, nos 5 continentes. Roy é paraquedista, mas para a segunda viagem aprendeu a voar paramotor, aeronave que utilizou para fazer imagens aéreas.

RUY MARRA   BRA

Morria de medo de altura...curioso, piloto, neurocientista e bio hacker, professor de Yoga. Bicampeão brasileiro de parapente. Iniciando no parapente em 1987. Formou mais de 1000 alunos de parapente. Mais de 30.000 voos duplos de asa delta e 5.000 voos duplos de parapente. Com Mestrado e Doutorando na áera médica, atualmente integra o grupo de pesquisa em neuroimagem e psicofisiologia da UFRJ. Autor de três livros: Decolando para Felicidade (Ed Rocco), Muito Além do voo – bem estar e neurotecnologia (Ed Leya), desenvolveu o Feel Rio, neuro game onde vc ganha altura de parapente alterando seus estados cerebrais (2011), aprendendo a Respirar – introdução ao biofeedback (Ed CRV).  Desenvolve treinamentos para foco e regulação das emoções para voo livre.

SILVIO AMBROSINI (SIVUCA)   BRA

Sivuca é um dos mais conhecidos e respeitados instrutores do Brasil. Foi o primeiro instrutor de SIV do Brasil, tendo formado mais de 1000 alunos.  Criou o método de ensino de parapente que está disponível a todos os instrutores do Brasil. Escritor, autor do livro "Voando de Parapente" que com mais de 2.000 cópias já está indo para sua terceira edição e do recente livro "Ventomania, uma vida voando de parapente". É especialista em metodologia e didática de ensino.
 




 
ABP - Associação Brasileira de Parapente - Copyright 2021 © Todos os direitos reservados.