Categorias





Alerta de Segurança - Fechos Finsterwalder Click-Lock e T-Lock

Postado em 07/06/2016 por Luciano Miguel Martins - Categoria: Geral - Tags: alerta segurança dhv seletes

Comunicado de Segurança Finsterwalder Click-Lock e T-lock .

A fabricante de peças para seletes e equipamentos de voo livre Finsterwalder emitiu um comunicado de segurança sobre os fechos de selete chamados Click-Lock e T-lock usadas no fecho peitoral (ventral). Veja imagens:
 

Nos últimos três meses, houve na Europa dois incidentes envolvendo seletes de paraglider mais antigos equipados com fivelas Click-Lock e T-lock (HSi10) no peitoral.
Finsterwalder realizou uma investigação técnica e constatou o seguinte: Os ganchos da língua de metal podem desgastar-se através da carga diagonal frequente a que está sujeito. Isto pode levar à diminuição da capacidade de carga e no caso elevada carga diagonal - o fecho pode ser aberto de forma não intencional.
Como consequência desta descoberta, a Finsterwalder tem limitado o respectivo tempo de serviço destas fivelas a 4 anos, se elas são usados no peitoral.
Até à data, não houve aberturas não intencionais de fivelas da perna. No entanto, uma vez que o seu mecanismo de fivelas que se assemelha é aconselhado os devidos cuidados.
A Finsterwalder apela a todos os proprietários de seletes equipados a mais de 4 anos com CLICK-locks (HSi10) ou T-locks no peitoral para entrar em contato com o fabricante da selete.
A limitação do tempo de serviço só se aplica aos fechos Click-Lock e T-lock que são usados em tiras paraglider no peito. Quando utilizado para aplicações onde apenas cargas estáticas estão envolvidos, a CLICK-LOCK e T-LOCK fivelas 'vida útil é de 10 anos.
Os seguintes fabricantes podem ter estas fivelas em um ou mais de seus modelos: Advance, AVA , APCO, Finsterwalder & Charly, Karpofly , Sky Paragliders, Sky Trekking, SOL e Woody Valley. Além de seletes de paramotor de vários fabricantes (nao citados pelo comunicado da Finsterwalder).
 
Finsterwalder GmbH
Pagodenburgstr.8,
81247 München


Comentários


  ABP - Associação Brasileira de Parapente - Copyright 2017 © Todos os direitos reservados. Runtime Sistemas